quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Ano Novo? Eu vou fazer dele um Novo Ano!!

São Paulo, 31 de dezembro de 2008.
O dia mal começou e já tem cara de fim. Esse é o único dia do ano que ninguém presta atenção. Você conhece alguém que faça aniversário no dia de hoje? Pra essa pessoa sim, hoje é um dia importante. Pra mãe dessa pessoa também! Parente a amigos mais próximos.
Mas pra maioria de nós é só mais um dia de correria, compras da ceia, viagens, compra dos fogos de artifício (muito perigoso), passar a roupa branca, verificar a máquina fotográfica, e torcer para que os minutos voem para chegar a hora da festa. É um dia cheio de expectativa da festa que se aproxima e todo mundo quer ver o fim dele. Já pensou nisso? O dia começa com cara de fim. Queremos que ele acabe logo... E pra que?
No dia seguinte acordamos tarde (eu agora não faço mais isso – levanto cedo pra aproveitar o tremendo silêncio que tem nesse dia lindo!!) e a grande maioria das pessoas acordam com uma grande enxaqueca e cheios de arrependimentos pelos ditos e feitos da madrugada.
Tem certeza que é assim que se começa um ano novo? Fazendo coisas velhas e usando receitas fadadas ao fracasso? Por que então não aproveitar a teoria de que tudo é novo pra começar receitas novas?
Teve um ano que eu e minha mãe fomos convidadas a estar em um lugar lindo, perto da praia. Na virada fomos pra praia e vimos a queima de fogos que foi patrocinado pelos comerciantes da região e por alguns moradores. Foi ótimo. Voltamos pra casa, tomamos suco e chá e fomos dormir. Na manhã seguinte, bem cedo, nos levantamos e fomos passear na praia deserta, com sujeira, mas deserta... Logo estavam os responsáveis pelos condomínios limpando a praia e retirando a sujeira com rastelos e carrinhos pequenos. O som do mar, das gaivotas, nossas risadas e comentários doces sobre a ótima festa da noite anterior, a noite de sono tranqüila, a disposição que sentíamos de passear logo cedo, nossos pés tocando a areia e na beira do mar... O Sol subindo de mansinho e esquentando tudo de forma vagarosa mas intensa e a paisagem mudando aos poucos diante de nossos olhos a cada passo que dávamos em direção ao fim da praia!!
Esse foi, sem dúvida, um excelente começo de ano.
Mas e o último dia? Como foi ele? Quase que da mesma forma!! Pela manhã um passeio muito semelhante a esse. Perto das 11 da manhã começaram a chegar muitos carros e as casas, antes fechadas e vazias, agora ferviam com tantas pessoas. Esse processo continuou até as casas ficarem com excesso de pessoas. Onde estávamos mesmo tinha gente dormindo até na sala. Foi muito bom rever amigos, fazer novos, sentir a emoção da festa, ajudar no jantar, ver tantas frutas e comidas gostosas sendo preparadas, ver todo mundo animado e sentir como se todos fossem um em propósito. Estranhos se cumprimentavam e sorriam uns aos outros por onde passavam e tudo e todos em clima de festa!! Então não é, de forma alguma um dia comum, mas também não devemos olhar pra ele com um olhar de fim.
É um lindo dia de fim-de-ano. É um dia pra se dar uma olhadinha pra trás e fazer o balanço dos ganhos. É a lembrança do ano todo que você lutou e venceu, chorou e sorriu, correu, andou, dormiu, ajudou, recebeu ajuda, trabalhou, estudou, amou, perdoou, se alimentou, ficou com resfriado, viajou, voltou pra casa em todas as vezes e nem percebeu que só isso já era um milagre!!! Então foi um ano maravilhoso e de muitos ganhos, imensos ganhos. Foi um ano excelente e somos muito gratos pelos ganhos desse ano.
Talvez você tenha perdido um amigo ou ente querido. Mas você ainda está vivo e sabe ler e pode fazer algo por alguém. Então faça! Isso te trará um sentimento incrível que te ajudará a suportar a dor e com o tempo a dor vai diminuir...
Um ano novo nos espera. Façamos metas mais ousadas, sonhemos mais alto, lutemos mais por aquilo que mais queremos. Vamos acreditar mais em nós, em nosso potencial, afinal de contas somos filhos do Dono do Universo e Ele estendeu tudo pra nos ajudar, temos tudo ao nosso favor. Se somos membros da Igreja Dele então, entramos pra um time que não vai perder de forma nenhuma, e precisamos estar na escala ou, pelo menos no banco de reservas. Mas temos que estar lá.
Dia 31 de dezembro, é um dia que guarda muitas emoções boas, especialmente quando aprendemos novas receitas, novas fórmulas que não são segredo pra ninguém.
Aos poucos todos foram indo embora e a praia foi ficando vazia, as casas fechadas e tudo foi ficando da mesma maneira de que quando chegamos. Mas quem mudou mesmo nisso tudo? Quem fez metas diferentes e teve uma atitude diferente em relação a tudo...
FELIZ ANO NOVO COM NOVAS ATITUDES EM UM NOVO ANO!!

4 comentários:

  1. Essa época do ano é mesmo uito boa... Todo mundo busca o seu melhor e procura se preocupa em desejar coisas boas para seus semelhantes...

    Pena que dure tão pouco tempo...

    òtimos seu artigos...
    bj
    Feliz Ano Novo

    Salvatore

    ResponderExcluir
  2. Puxa meu amigo, nem sabia que você estaria lendo o que escrevo!! Que bom que você gostou!! Procuro escrever sempre, então dá uma olhadinha de vez em quando pra ver se tem novidades. Obrigada pelo seu comentário!
    É meu desejo que os melhores sentimentos dessa época sejam uma constante em nossas vidas...
    Um grande abraço e saudades!
    Clau

    ResponderExcluir
  3. Realmente dia 31 de dezembro só existe pra marcar nossa louca correria pelo inicio de um ano novo, como se tudo mudasse da noite pro dia!!!
    Adorei seu texto! bjs

    ResponderExcluir
  4. Que legal que você gostou!! A idéia é nos fazer pensar no que é mais importante no dia-a-dia! Bjus

    ResponderExcluir