São Paulo, 01 de janeiro de 2009.
Mesmo quem nunca estudou as escrituras sagradas já ouviu falar ou sabe alguma coisa sobre arbítrio. Na verdade fala-se em Livre Arbítrio. Mas essa não é uma forma adequada de chamar esse, que na verdade, é um grande poder.
Quando ainda estávamos na presença de Deus prezávamos pelo nosso direito e poder de escolher nossas ações e sabíamos que era exatamente isso que nos fazia mais inteligentes e mais parecidos com Nosso Pai Eterno.
O termo correto é Arbítrio. O Arbítrio é o nosso direito eterno de escolher o que pensamos, desejamos e fazemos. Na verdade é um poder que nos foi dado por Deus antes de nascermos e nós tivemos uma briga nos céus para mantermos esse direito.
Foi apresentado ao Pai dois planos para salvar a humanidade. O primeiro prometeu que nenhum dos filhos de Deus se perderia, mas eles nunca poderiam escolher. Agiriam como marionetes. Sem fazer nada nunca errado não teria como se perder. Mas nunca escolheriam nada.
Mas esse plano foi bolado pelo pai das mentiras, então é um plano mentiroso e não nos levaria onde queríamos ir.
O outro plano apresentado seria que todos os filhos de Deus permaneceriam com o arbítrio e seus pecados seriam pagos pelo Filho de Deus que se sacrificaria por todos os que se arrependessem e tomassem sobre si o nome Dele, obedecendo por livre e espontânea vontade os mandamentos de Deus. Houve então uma guerra no céu onde alguns apoiaram um plano e outros o outro. O plano correto venceu. Não há progresso sem que aprendamos a escolher de forma correta. Não há aprendizado sem a própria experiência, sem acertos e erros. E quem aprendeu algo sozinho, teve a experiência de descobrir, crescer, entender por causa de uma ou mais escolhas que fez sabe do que estou falando!!!
Por isso se chama somente Arbítrio, por que ele é o poder de Deus compartilhado conosco para termos a Liberdade de escolha.
Mas precisamos nos lembrar que toda escolha carrega consigo uma conseqüência. Escolhemos algo usando o arbítrio, mas o poder do arbítrio se encerra aí. As conseqüências virão independente do que você deseja que aconteça. Escolho pular da janela, mas não posso escolher se vou apenas virar o pé ou morrer. Escolho ofender alguém, mas não posso escolher se esse alguém vai ficar apenas chateado ou se irar a ponto de tentar tirar minha vida.
Conheço muita gente que não estuda, não paga o preço do progresso pessoal e fica reclamando que o governo não resolve o problema de desemprego no país.
Uma outra coisa interessante. Como vimos acima houve uma guerra e Satanás quis tirar de nós o arbítrio. Já percebeu que ele encontrou mil maneiras de nos tornar escravos? Desde a maneira mais tradicional (trabalhadores sem remuneração e sem nenhum direito humano) até pessoas que te fazem engolir fumaça e situações onde nada podemos escolher.
Estar em um lugar público e engolir fumaça de cigarro que é extremamente cancerígena, é uma forma de tirar de você seu poder de escolha, seu Arbítrio, e obrigar você a algo que você não escolheu. O maior problema nisso é quando você descobre que esse ato egoísta do fumante desenvolve em você o câncer do fumante passivo (comprovado que o fumante passivo tem 30% mais chance de desenvolver a doença que o ativo) e se você reclama seus direitos e sobre seu Arbítrio que foi tirado de você, ainda é visto como o ser humano sem educação, reclamão, sem classe e anti-social.
Já tentou dormir no domingo a tarde e apareceu um engraçadinho com aquela música horrorosa no carro, abriu todas as cinco portas, e no volume mais alto fez a cidade toda escutar aquilo? Pois é, lá se foi meu Arbítrio pelo qual eu lutei pra ter desde a fundação do Mundo.
Mas pior mesmo é quando uma pessoa ou criança morre porque alguém usou mal seu arbítrio bebendo e dirigindo achando que tem controle dos seus atos e acreditando que pode fazer o que bem entende.
Dia virá, e não está longe, que todos os nossos atos serão plenamente julgados de forma justa e implacável. Então seria muito bom pensarmos e repensarmos como queremos viver nossa outra vida... essa é aquela que ninguém vai escapar, não importa o que você tenha escolhido hoje, vamos todos pro mesmo lugar!!
Pois é minha amiga.... o negócio é esse ou escolhemos ir pro céu ou viver no inferninho!!!
ResponderExcluirE como você disse nem sempre nosso arbítrio é respeitado!!!
Querida Claudia,...livre arbitrio significa incomodar os outros???,...bem! sou fumante e fumo longe de quem não fuma!,...faço tudo para não incomodar e sou criticado!,...bem! acho que não tenho livre arbitrio!!!
ResponderExcluirPois é Vivi, tudo que acontece em minha vida sei que são consequências das minhas escolhas, então estou revisando minhas atitudes, desejos, sonhos, tudo!!! Um grande beijo!
ResponderExcluirOlá Anônimo,
ResponderExcluirNa verdade ninguém tirou seu arbítrio quando reclamam de você, mas quando te impedem de fazer o que você quer fazer!
Teriam tirado seu arbítrio se tirassem da sua mão o cigarro quando você está fumando, e pelo que você mesmo disse, você não quer e não incomoda ninguém!
Tirar seu arbítrio é tirar de você seu poder de escolha com consequências que você não escolheu desde sua fonte!
Um abraço.
Claudia Helena
ResponderExcluirEu tenho comigo que o Livre Arbítrio é um princípio importantíssimo se nosso Pai Celestial tem um plano para nosso desenvolvimento como deuses em embrião.
Como ser um DEUS se não tivemos a oportunidade de escolher? ..é inviável!
Gosto sempre de lembrar que podemos escolher o que quisermos porém, as CONSEQUENCIAS NÃO PODEMOS ESCOLHER e elas certamente virão.
Abração.
Oi Clau,
ResponderExcluirPois é, se não conseguimos escolher e controlar nossos desejos, apetites e paixões desde sua existência em nossas mentes, como queremos ser maiores que isso? Jesus Cristo nos ensina que é possível, mas é um processo... Dia-a-dia! Escolher bem para ter bons resultados! Pensar no resultado que se quer e ir atrás de como torná-lo real! Isso sim é super legal, além da viagem no mundo do saber a realização pelos seu próprio esforço em chegar lá!
Um abraço!